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Diário FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul , 29 de Novembro de 2019  Diario Oficial dos Municipios do Estado do Rio Grande do Sul  ANO XI | No 2697
- Orientar o professor na identificacao de comportamentos divergentes dos alunos, levantando e selecionando em conjunto, alternativas de solucao a
serem adotadas; promover sondagem de aptidoes e oportunizar informacao profissional;
- Participar da composicao, caracterizacao e acompanhamento das turmas e grupos de alunos;
- Sistematizar as informacoes coletadas necessarias ao conhecimento global do educando;
- Contribuir para o acesso e a permanencia do educando na Unidade Educativa, intervindo com sua especificidade de mediador, na realidade do
educando, mobilizando os professores para a qualificacao do processo ensino-aprendizagem, atraves da composicao, caracterizacao e
acompanhamento das turmas, do cumprimento do horario escolar, listas de materiais e de outras questoes curriculares;
- Assistir ao educando individualmente ou em grupo, realizando entrevista com os pais, encaminhamentos a atendimentos especializados, visando o
desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, preparando-o para o exercicio das opcoes basicas e contribuindo para a sua formacao
enquanto cidadao livre, critico, criativo e solidario;
- Promover atividades, que desenvolvam aspectos relativos as dificuldades e/ou necessidades inerentes a faixa etaria;
- Desenvolver atividades ou intervencoes que favorecam a adaptacao do educando de uma serie a outra e, especialmente as etapas intermediarias;
- Despertar no educando o respeito pelas diferencas individuais, o sentimento de alteridade, responsabilidade e confianca, nos meios pacificos, para o
encaminhamento e solucao dos problemas sociais;
- Informar os pais ou responsaveis sobre a frequencia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execucao do projeto pedagogico da escola;
- Executar tarefas afins.
3 - ATIVIDADES ESPECIFICAS NA AREA DE SUPERVISAO ESCOLAR
- Executar atividades de Supervisao Escolar, no ensino da Educacao Infantil e Ensino Fundamental, planejando, supervisionando, avaliando e
reformulando o processo ensino-aprendizagem, tracando metas, estabelecendo normas, orientando e inspecionando o cumprimento das mesmas e
criando ou modificando processos educativos, em estreita articulacao com os demais componentes do sistema educacional, para impulsionar a
educacao integral dos alunos;
- Participar do processo que envolve planejamento, elaboracao, execucao, controle e avaliacao do Projeto Pedagogico e do Plano Integrado da
Escola;
- Exercer, em unidade escolar, a supervisao do processo didatico como elemento articulador no planejamento, no acompanhamento, no controle e na
avaliacao das atividades pedagogicas, conforme o Plano Integrado de Rede Escolar.
- Participar, com o corpo docente, do processo de avaliacao externa (sistemica  SAEB e PROVINHA BRASIL...) e da analise de seus resultados;
- Assessorar os professores, na escolha e utilizacao dos procedimentos e recursos didaticos mais adequados, para atingir objetivos curriculares.
- Planejar, executar e coordenar cursos, atividades e programas internos de capacitacao profissional e treinamento em servico;
- Participar das atividades do Conselho de Classe e coordena-las;
- Exercer, no trabalho individual ou em grupo, a orientacao, o aconselhamento e o encaminhamento de alunos em sua formacao geral e na sondagem
de suas aptidoes especificas;
- Atuar como elemento articulador das relacoes internas na escola e externas com as familias dos alunos, comunidade e entidades de apoio
educacional (PRADIES) e como ordenador das influencias que incidam sobre a formacao do educando;
- Orientar o corpo docente no desenvolvimento de suas potencialidades profissionais, assessorando-o para incentivar-lhe a criatividade, o espirito de
autocritica, o espirito de equipe e a busca pelo aperfeicoamento;
- Supervisionar a aplicacao de curriculos, planos e programas, acompanhando e controlando o desempenho dos seus componentes e zelando pelo
cumprimento de normas e diretrizes para assegurar a regularidade e eficacia do processo educativo;
- Promover adaptacoes e acompanhar o cumprimento de dispositivos constantes no Regimento Escolar;
- Analisar o Historico Escolar dos alunos com vistas a adaptacoes, transferencias, reingressos e recuperacoes;
- Dinamizar o curriculo da escola, colaborando com a direcao no processo de ajustamento do trabalho escolar as exigencias do meio;
- Assegurar o cumprimento dos dias letivos e horas-aula estabelecidas;
- Acompanhar e orientar estagiarios.
- Executar tarefas afins.
FUNCAO: AUXILIAR EDUCACAO INFANTIL
Requisitos: Ensino Medio Completo. Idade minima de 18 anos.
Carga Horaria: 44 horas semanais
Atribuicoes: Atender global e permanentemente grupos de criancas, segundo orientacoes recebidas; auxiliar professores na aplicacao de
programas, psicopedagogicos, mantendo em harmonia o trabalho desenvolvido com as criancas; valorizar e ajudar a desenvolver as capacidades
considerando as necessidades das criancas: corporais, afetivas, emocionais, esteticas e eticas, na perspectiva de contribuir para formacao de
criancas felizes e saudaveis; estar comprometido com a crianca, dando-lhe atencao e cuidados necessarios para o crescimento e desenvolvimento,
compreendendo sua singularidade; acompanhar, junto com professores e direcao da escola, a aprendizagem dos alunos no que se refere a
elaboracao e registro dos relatorios de avaliacao; cumprir horario determinado pela escola, atendendo as necessidades da mesma; participar de
encontros, cursos, palestras e reunioes visando a atualizacao que propicie o aprimoramento de seu desempenho profissional; realizar higiene
individual das criancas e providenciar a higiene do ambiente fisico e dos materiais, segundo as normas estabelecidas; administrar alimentos;
executar as atividades ludicas programadas e oportunizar recreacao livre as criancas; cumprir as demais atribuicoes determinadas na Proposta
Pedagogica- Administrativa da escola; executar outras tarefas correlatas.
FUNCAO: MONITOR DE ALUNOS ESPECIAIS  LIBRAS
Requisitos:
- Ensino Medio completo e Curso de Libras de, no minimo, 120 horas.
- Idade minima de 18 anos.
- Carga Horaria: 22 horas semanais
- Dentro do horario previsto o profissional podera prestar servico em mais de uma unidade.
Atribuicoes:
- Promover a acessibilidade e atendimento a necessidades especificas do aluno no ambito da acessibilidade as comunicacoes e da atencao aos
cuidados pessoais de alimentacao, higiene, locomocao e aprendizagem.
- Prestar auxilio individualizado ao aluno que nao realiza atividades com independencia;
- Ser dinamico, buscando solucoes quando necessario  atuando de forma articulada com os professores do aluno publico alvo da educacao especial,
da sala de aula comum, da sala de recursos multifuncional, entre outros profissionais no contexto da escola;
- Promover a interacao deste aluno com os demais colegas da turma e da escola como um todo;
- Contribuir na garantia da seguranca, integridade fisica e emocional do aluno, seus colegas e professores;
- Auxiliar o professor com os demais colegas da turma sempre que o mesmo esteja realizando um atendimento individualizado ao aluno com NEE;

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