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Diário FAMURS - Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul

Rio Grande do Sul , 29 de Novembro de 2019  Diario Oficial dos Municipios do Estado do Rio Grande do Sul  ANO XI | No 2697
a) Os professores recrutados para Educacao Fisica e Arte, que poderao atuar na Educacao Infantil, nas Series Iniciais e nas Series Finais do Ensino
Fundamental.
REQUISITOS PARA PREENCHIMENTO DA FUNCAO:
a) Idade minima de 18 anos
b) Habilitacao:
b.1) Para Educacao Infantil e as Series Iniciais do Ensino Fundamental: Formacao em Curso Superior de Graduacao Plena em Pedagogia ou Curso
Normal Superior.
b.2) Para as Series Finais do Ensino Fundamental: Formacao em Curso Superior de Graduacao Plena correspondente a area de conhecimento
especifico ou disciplina respectiva ou complementacao pedagogica, nos termos da legislacao vigente.
b.3) Para professores de Educacao Fisica e Arte, que poderao atuar na Educacao Infantil, nas Series Iniciais e nas Series Finais do Ensino
Fundamental: Formacao em Curso Superior de Graduacao Plena correspondente a area de conhecimento especifico ou disciplina respectiva ou
complementacao pedagogica, nos termos da legislacao vigente.
PEDAGOGO - ORIENTACAO E SUPERVISAO ESCOLAR
REQUISITOS:
- Curso Superior Completo de Pedagogia com habilitacao especifica para area de apoio pedagogico ou Curso Superior de Pedagogia e Pos-graduacao
com habilitacao especifica em Administracao, Supervisao ou Orientacao escolar. (LM Nr. 5999/2011). Comprovacao de, no minimo, tres anos de
docencia.
- Curso Superior Completo em Licenciatura em areas especificas do conhecimento, como Portugues, Matematica, Historia, Geografia, Ciencias
Naturais, Filosofia, Sociologia, Artes e Educacao Fisica com Pos-graduacao com habilitacao especifica em Administracao, Supervisao ou Orientacao
escolar, com comprovacao de, no minimo, dez anos de trabalho efetivo em setor de supervisao e/ou orientacao escolar.
- Idade minima de 18 anos.
- Carga Horaria: 44 horas semanais
ATRIBUICOES:
1 - ATIVIDADES COMUNS DO COORDENADOR PEDAGOGICO
- Ser um agente formador, articulador e transformador no ambiente escolar.
- Assessorar no planejamento do Projeto Pedagogico da Educacao Municipal;
- Propor medidas visando ao desenvolvimento dos aspectos qualitativos do ensino;
- Participar de projetos de pesquisa de interesse do ensino;
- Participar da elaboracao, execucao e avaliacao de projetos de treinamento, visando a atualizacao do Magisterio;
- Integrar o colegiado escolar, atuar na escola, detectando aspectos a serem redimensionados, estimulando a participacao do corpo docente na
identificacao de causas e na busca de alternativas e solucoes;
- Participar da elaboracao do Plano Integrado da Escola, do Regimento Escolar e das Grades Curriculares;
- Participar da distribuicao das turmas e da organizacao da carga horaria;
- Acompanhar o desenvolvimento do processo de ensino e de aprendizagem;
- Participar das atividades de caracterizacao da clientela escolar;
- Participar da preparacao, execucao e avaliacao de seminarios, encontros, palestras e sessoes de estudo; manter-se atualizado sobre a legislacao do
ensino, prolatar pareceres;
- Participar de reunioes tecnico-administrativo-pedagogicas na escola e nos demais orgaos da Secretaria Municipal de Educacao;
- Integrar grupos de trabalho e comissoes;
- Coordenar reunioes especificas;
- Planejar, junto com a Direcao e professores, a recuperacao paralela de alunos;
- Participar no processo de integracao familia-escola-comunidade;
- Participar da avaliacao global da escola;
- Exercer funcao de diretor ou vice-diretor, quando nela investido.
2 - ATIVIDADES ESPECIFICAS DA ORIENTACAO EDUCACIONAL
- Elaborar o Plano de Acao do Servico de Orientacao Educacional, de acordo com o Projeto Pedagogico e Plano Integrado da Escola;
- Assistir as turmas realizando entrevistas e aconselhamentos, encaminhando, quando necessario, a outros profissionais;
- Orientar o professor na identificacao de comportamentos divergentes dos alunos, levantando e selecionando em conjunto, alternativas de solucao a
serem adotadas; promover sondagem de aptidoes e oportunizar informacao profissional;
- Participar da composicao, caracterizacao e acompanhamento das turmas e grupos de alunos;
- Sistematizar as informacoes coletadas necessarias ao conhecimento global do educando;
- Contribuir para o acesso e a permanencia do educando na Unidade Educativa, intervindo com sua especificidade de mediador, na realidade do
educando, mobilizando os professores para a qualificacao do processo ensino-aprendizagem, atraves da composicao, caracterizacao e
acompanhamento das turmas, do cumprimento do horario escolar, listas de materiais e de outras questoes curriculares;
- Assistir ao educando individualmente ou em grupo, realizando entrevista com os pais, encaminhamentos a atendimentos especializados, visando o
desenvolvimento integral e harmonioso de sua personalidade, preparando-o para o exercicio das opcoes basicas e contribuindo para a sua formacao
enquanto cidadao livre, critico, criativo e solidario;
- Promover atividades, que desenvolvam aspectos relativos as dificuldades e/ou necessidades inerentes a faixa etaria;
- Desenvolver atividades ou intervencoes que favorecam a adaptacao do educando de uma serie a outra e, especialmente as etapas intermediarias;
- Despertar no educando o respeito pelas diferencas individuais, o sentimento de alteridade, responsabilidade e confianca, nos meios pacificos, para o
encaminhamento e solucao dos problemas sociais;
- Informar os pais ou responsaveis sobre a frequencia e o rendimento dos alunos, bem como sobre a execucao do projeto pedagogico da escola;
- Executar tarefas afins.
3 - ATIVIDADES ESPECIFICAS NA AREA DE SUPERVISAO ESCOLAR
- Executar atividades de Supervisao Escolar, no ensino da Educacao Infantil e Ensino Fundamental, planejando, supervisionando, avaliando e
reformulando o processo ensino-aprendizagem, tracando metas, estabelecendo normas, orientando e inspecionando o cumprimento das mesmas e
criando ou modificando processos educativos, em estreita articulacao com os demais componentes do sistema educacional, para impulsionar a
educacao integral dos alunos;
- Participar do processo que envolve planejamento, elaboracao, execucao, controle e avaliacao do Projeto Pedagogico e do Plano Integrado da
Escola;
- Exercer, em unidade escolar, a supervisao do processo didatico como elemento articulador no planejamento, no acompanhamento, no controle e na
avaliacao das atividades pedagogicas, conforme o Plano Integrado de Rede Escolar.

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