Busca de Diários Oficiais


Diário CE - Executivo

linguagens, produzir conhecimentos, resolver problemas e desenvolver projetos
autorais e coletivos.
II - Matematica:

7

a) reconhecer que a Matematica e uma ciencia humana, fruto das
necessidades e preocupacoes de diferentes culturas, em diferentes momentos
historicos, bem como uma ciencia viva, que contribui para solucionar
problemas cientificos e tecnologicos e para alicercar descobertas e construcoes, inclusive com impactos no mundo do trabalho;
b) identificar os conhecimentos matematicos como meios para
compreender e atuar no mundo, reconhecendo tambem que a Matematica,
independentemente de suas aplicacoes praticas, favorece o desenvolvimento
do raciocinio logico, do espirito de investigacao e da capacidade de produzir
argumentos convincentes;
c) compreender as relacoes entre conceitos e procedimentos dos
diferentes campos da Matematica (Aritmetica, Algebra, Geometria, Estatistica e Probabilidade) e de outras areas de conhecimento, sentindo seguranca
quanto a propria capacidade de construir e aplicar conhecimentos matematicos,
desenvolvendo a autoestima e a perseveranca na busca de solucoes;
d) fazer observacoes sistematicas de aspectos quantitativos e qualitativos presentes nas praticas sociais e culturais, de modo que se investigue,
organize, represente e comunique informacoes relevantes, para interpreta-las
e avalia-las critica e eticamente, produzindo argumentos convincentes;
e) utilizar processos e ferramentas matematicas, inclusive tecnologias
digitais disponiveis, para modelar e resolver problemas cotidianos, sociais e
de outras areas de conhecimento, validando estrategias e resultados;
f) enfrentar situacoes-problema em multiplos contextos, incluindo
situacoes imaginadas, nao diretamente relacionadas com o aspecto pratico-utilitario, expressar suas respostas e sintetizar conclusoes, utilizando
diferentes registros e linguagens (graficos, tabelas, esquemas, alem de texto
escrito na lingua materna e outras linguagens para descrever algoritmos,
como fluxogramas e dados);
g) agir individual ou cooperativamente com autonomia, responsabilidade e flexibilidade, no desenvolvimento e/ou discussao de projetos, que
abordem, sobretudo, questoes de urgencia social, com base em principios
eticos, democraticos, sustentaveis e solidarios, valorizando a diversidade de
opinioes de individuos e de grupos sociais, sem preconceitos de qualquer
natureza;
h) interagir com seus pares, de forma cooperativa, trabalhando coletivamente no planejamento e desenvolvimento de pesquisas para responder
a questionamentos, buscando solucoes para problemas, de modo que se
identifique aspectos consensuais ou nao na discussao de uma determinada
questao, respeitando o modo de pensar dos colegas e aprendendo com eles.
III - Ciencias da Natureza:
a) compreender as Ciencias da Natureza como empreendimento
humano e o conhecimento cientifico como provisorio, cultural e historico;
b) compreender conceitos fundamentais e estruturas explicativas das
Ciencias da Natureza, bem como dominar processos, praticas e procedimentos
da investigacao cientifica, de forma que se sinta, com isso, seguranca no
debate de questoes cientificas, tecnologicas, socioambientais e do mundo
do trabalho, alem de continuar aprendendo e colaborando com a construcao
de uma sociedade justa, democratica e inclusiva;
c) analisar, compreender e explicar caracteristicas, fenomenos e
processos relativos ao mundo natural, social e tecnologico (incluindo o digital),
como tambem as relacoes que se estabelecem entre eles, exercitando a curiosidade para fazer perguntas, buscar respostas e criar solucoes (inclusive
tecnologicas) com base nos conhecimentos das Ciencias da Natureza;
d) avaliar aplicacoes e implicacoes politicas, socioambientais e
culturais da ciencia e de suas tecnologias para propor alternativas aos desafios
do mundo contemporaneo, incluindo aqueles relativos ao mundo do trabalho;
e) construir argumentos com base em dados, evidencias e informacoes
confiaveis e negociar e defender ideias e pontos de vista, que respeitem e
promovam a consciencia socioambiental e o respeito a si proprio e ao outro,
acolhendo e valorizando a diversidade de individuos e de grupos sociais, sem
preconceitos de qualquer natureza;
f) utilizar diferentes linguagens e tecnologias digitais de informacao
e comunicacao para se comunicar, acessar e disseminar informacoes, produzir
conhecimentos e resolver problemas das Ciencias da Natureza, de forma
critica, significativa, reflexiva e etica;
g) conhecer, apreciar e cuidar de si, do seu corpo e bem-estar,
compreendendo-se na diversidade humana, fazendo-se respeitar e respeitando o outro, recorrendo aos conhecimentos das Ciencias da Natureza e as
suas tecnologias;
h) agir pessoal e coletivamente com respeito, autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliencia e determinacao, recorrendo aos conhecimentos
das Ciencias da Natureza para tomar decisoes no tocante a questoes cientifico-tecnologicas e socioambientais e ao respeito da saude individual e coletiva,
com base em principios eticos, democraticos, sustentaveis e solidarios.
IV - Ciencias Humanas:
a) compreender a si e ao outro como identidades diferentes, de
maneira que se exercite o respeito a diferenca, em uma sociedade plural,
alem de promover os direitos humanos;
b) analisar o mundo social, cultural e digital, e o meio tecnico-cientifico- informacional, com base nos conhecimentos das Ciencias Humanas,
considerando suas variacoes de significado no tempo e no espaco, para intervir
em situacoes do cotidiano e se posicionar diante de problemas do mundo
contemporaneo;
c) identificar, comparar e explicar a intervencao do ser humano
na natureza e na sociedade, exercitando a curiosidade e propondo ideias e
acoes que contribuam para a transformacao espacial, social e cultural, de
forma que participe efetivamente das dinamicas da vida social, exercitando
a responsabilidade e o protagonismo, voltados para o bem comum e para a
construcao de uma sociedade justa, democratica e inclusiva;
d) interpretar e expressar sentimentos, crencas e duvidas, com relacao
a si mesmo, aos outros e as diferentes culturas, com base nos instrumentos de
investigacao das Ciencias Humanas, promovendo, com isso, o acolhimento e
a valorizacao da diversidade de individuos e de grupos sociais, seus saberes,
identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza;
e) comparar eventos ocorridos, simultaneamente, no mesmo espaco

8

DIARIO OFICIAL DO ESTADO | SERIE 3 | ANO XI No090 | FORTALEZA, 15 DE MAIO DE 2019

e em espacos variados, e eventos ocorridos em tempos diferentes no mesmo
espaco, e em espacos variados;
f) construir argumentos, com base nos conhecimentos das Ciencias Humanas, para negociar e defender ideias e opinioes que respeitem e
promovam os direitos humanos e a consciencia socioambiental;
g) utilizar as linguagens cartografica, grafica e iconografica, e diferentes generos textuais e tecnologias digitais de informacao e comunicacao,
no desenvolvimento do raciocinio espaco-temporal, relacionado a localizacao,
distancia, direcao, duracao, simultaneidade, sucessao, ritmo e conexao.
V - Ensino Religioso:
a) conhecer os aspectos estruturantes das diferentes tradicoes/movimentos religiosos e filosofias de vida, a partir de pressupostos cientificos,
filosoficos, esteticos e eticos;
b) compreender, valorizar e respeitar as manifestacoes religiosas e
filosofias de vida, suas experiencias e saberes, em diferentes tempos, espacos
e territorios;
c) reconhecer e cuidar de si, do outro, da coletividade e da natureza,
enquanto expressao de valor da vida;
d) conviver com a diversidade de identidades, crencas, pensamentos,
conviccoes, modos de ser e viver;
e) analisar as relacoes entre as tradicoes religiosas e os campos da
cultura, da politica, da economia, da saude, da ciencia, da tecnologia e do
meio ambiente;
f) debater, problematizar e posicionar-se frente aos discursos e
praticas de intolerancia, discriminacao e violencia de cunho religioso, de
Importante: Todos os documentos armazenados para fins de busca e exibição no Radar Oficial são documentos de conhecimento público e disponibilizados por fontes oficiais em seus sites originais.