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Diário GO - Tribunal de Contas

Aprimorar a estrutura normativa de suporte ao controle
Aprimorar e padronizar processos finalisticos e os instrumentos de controle
Melhorar a gestao organizacional
Estabelecer parcerias com outras instituicoes
Estruturar a gestao do conhecimento
Ampliar a utilizacao da Tecnologia da Informacao no ambito das atividades organizacionais
LINHAS DE ACAO
LAG15 (Racionalizacao Administrativa)
Fomentar a racionalizacao de processos de trabalho e estrutura
organizacional, aprimorando o Sistema de Gestao Integrado (ISO 9001 e
14001).
LAG16 (Celeridade e Tempestividade)
Estimular a celeridade e a tempestividade nos processos de controle
externo e gestao, por meio do gerenciamento de tramitacao, reducao
de estoques processuais e aprimoramento da logistica documental.
APERFEICOAMENTO LAG17 (Atualizacao de atos normativos)
DA
Revisar e atualizar marcos normativos esparsos, ultrapassados e
GESTAO
conflitantes (Lei Organica, Regimento Interno, metodologia de
atualizacao monetaria de debitos, etc).
LAG18 (Planejamento e desempenho institucional)
Simplificar e integrar o processo de planejamento institucional, com
foco na quantificacao do desempenho organizacional.
LAG19 (Accountability e gestao)
Fomentar o compartilhamento e a disseminacao de resultados,
informacoes e conhecimento organizacional com foco nos atores
interessados.

OBJETIVOS ESTRATEGICOS
Melhorar a comunicacao e o relacionamento com o publico interno e externo
Criar condicoes para melhorar o exercicio do controle social
Aprimorar e padronizar processos finalisticos e instrumentos de controle
LINHAS DE ACAO
LAG20 (NBASPs)
Desenvolver mecanismos que viabilizem a aprovacao, internalizacao e
aplicacao das Normas de Auditoria Aplicadas ao Setor Publico (NBASPs)
no ambito do TCE-GO.
IDENTIDADE E
LAG21 (Relevancia e relacoes interinstitucionais)
PARCERIAS
Fomentar parcerias interinstitucionais com atores interessados
ESTRATEGICAS
(Assembleia Legislativa-GO, Controladoria Geral do Estado-GO,
imprensa especializada, gestores publicos, sociedade organizada, etc),
focando no intercambio de informacoes, experiencias e boas praticas,
alem do estimulo a realizacao de acoes conjuntas.

OBJETIVOS ESTRATEGICOS
Atuar de forma seletiva em areas de risco e relevancia sobre os jurisdicionados e objetos
sujeitos a fiscalizacao
Ampliar a utilizacao da Tecnologia da Informacao no ambito das atividades organizacionais
Desenvolver cultura organizacional orientada para resultados
LINHAS DE ACAO
LAG22 (Alinhamento estrategico de TI)
Aprimorar a governanca, a gestao e o uso de recursos de tecnologia da
informacao, de modo alinhado com a estrategia organizacional.
TECNOLOGIA DA
LAG23 (Suporte de TI)
INFORMACAO
Fomentar o uso racional da tecnologia da informacao como suporte ao
exercicio do controle externo com enfase na obtencao de dados
primarios.

CONSIDERACOES FINAIS
As Diretrizes e Linhas de Acao de Gestao (LAG) apresentadas neste documento sao oriundas
da Presidencia e tem aplicacao geral no TCE-GO. Em virtude de serem de carater amplo, e
imprescindivel que, na definicao dos planos diretores na proxima etapa, haja o maior nivel de
detalhamento, facilitando os trabalhos de execucao e controle.
Desse modo, apos a devida aprovacao deste plano, deverao ser elaborados os Planos
Diretores a serem executados no bienio 2019/2020. Tais instrumentos referem-se ao
desdobramento das diretrizes da Presidencia, observando as Linhas de Acao e possibilitando uma
melhor visualizacao dos trabalhos a serem realizados, bem como um acompanhamento
sistematizado dos resultados programados, podendo existir eventuais correcoes.
Deverao ser elaborados na proxima etapa do Planejamento Estrategico (com o prazo definido
na portaria de aprovacao deste plano) os Planos Diretores das seguintes unidades:


Secretaria de Controle Externo;



Secretaria Administrativa;



Secretaria Geral;



Instituto Leopoldo de Bulhoes;



Diretoria de Governanca, Planejamento e Gestao;



Diretoria de Comunicacao;



Diretoria de Controle Interno;



Ouvidoria;



Gerencia de TI; e



Diretoria Juridica.

ANEXO I  MAPA ESTRATEGICO

ANEXO II - GLOSSARIO
Estrategia  e o caminho escolhido para posicionar a organizacao de forma competitiva e garantir
sua continuidade no longo prazo, selecionando os meios mais adequados para chegar aos objetivos.
E, alem disso, um processo de construcao do futuro, aproveitando as competencias fundamentais da
empresa.
Planejamento Estrategico  Processo mediante o qual a instituicao estabelece sua identidade
organizacional (Missao), analisa seu ambiente interno e externo, define o desejo da organizacao
(Visao de Futuro), emite e desdobra diretrizes, elaborando planos de acao adequados as metas
projetadas.
Plano de Diretrizes  e o documento que relaciona as iniciativas de medio prazo, com prazos e
metas, e e o elo entre o plano estrategico e os planos diretores.
Linhas de Acao de Controle Externo  visam assegurar o atingimento dos objetivos estrategicos de
resultado do TCE-GO, com base no esforco de ampliacao do conhecimento organizacional sobre o
universo de controle.
Linhas de Acao de Gestao  visam garantir o suporte necessario as acoes finalisticas, seguindo uma
sequencia logica voltada para o alcance da missao e visao institucional do TCE/GO.
Plano Diretor  e o documento que demonstra as acoes que serao realizadas no curto prazo pelas
unidades da instituicao. Deve estar alinhado ao Plano de Diretrizes e representa o maximo
desdobramento da estrategia.
Desdobramento  sao iniciativas que permitem informar a outros niveis da instituicao a estrategia
em vigor e indicar como cada unidade ira contribuir para a consecucao dos objetivos estrategicos.
Desempenho  Sao resultados obtidos dos principais indicadores de processos e de produtos, que
permitem avalia-los e compara-los em relacao a metas, padroes, referenciais pertinentes e a outros
processos e produtos.
BSC (Balanced Scorecard)  Abordagem para administracao estrategica, desenvolvida por Robert
Kaplan e David Norton, em 1992, que permite as organizacoes definirem sua visao e estrategias,
traduzindo-as em acoes. Busca alcancar o alinhamento entre o planejamento estrategico e as
atividades operacionais da instituicao.
Mapa Estrategico  E uma representacao visual da estrategia de uma organizacao, estruturado por
meio de objetivos estrategicos distribuidos em perspectivas do negocio, interligados por relacao de
causa e efeito.
Diretrizes Organizacionais  E o conjunto de estrategias e politicas que a organizacao deve seguir,
como, por exemplo, missao, visao, politicas e codigos de conduta.
Perspectivas  Dimensoes referentes ao negocio que representam os fatores-chave para uma visao
ampliada da organizacao. Cada perspectiva engloba um conjunto de objetivos estrategicos que
retratam o que a organizacao pretende atingir, mediante o ponto de vista de cada publico de
interesse. Originalmente, a metodologia do BSC era composta das perspectivas financeira, de
clientes, de processos internos e de aprendizado e crescimento, as quais podem ser adaptadas
conforme a peculiaridade de cada organizacao.
Objetivo Estrategico  Sao os resultados que a organizacao pretende atingir. Sao objetivos globais,
amplos e de longo prazo, tendo um horizonte temporal de ate cinco ou dez anos, dependendo da
natureza da organizacao e dos objetivos que ela pretende alcancar.
Indicadores  Sao dados ou informacoes numericas que quantificam as entradas (recursos ou
insumos), saidas (produtos) e o desempenho de processos.
Plano de Acao  E o desdobramento da estrategia por meio de iniciativas que visam o alcance dos
objetivos definidos no Mapa Estrategico.


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