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Diário GO - Tribunal de Contas

Plano de Controle Externo (Fiscalizacao), representa o nivel tatico do Sistema de
Planejamento e Gestao do TCE-GO. Nesse sentido, o Plano de Diretrizes do TCE-GO tem
como funcao a orientacao dos Planos Diretores no desdobramento dos objetivos do Plano
Estrategico por meio de Linhas de acao de gestao (LAG), estrategias de atuacao que
possuem papel fundamental na definicao das prioridades e no direcionamento tatico
institucional.
Sendo o Plano de Diretrizes um instrumento institucional, resultado de uma
construcao coletiva, e imperativo que todos trabalhem juntos na sua implementacao,
buscando uma gestao que nos conduza a avancar ainda mais no processo de fortalecimento

institucional e de producao de impacto e sentimento de relevancia perante a sociedade
goiana.

METODOLOGIA
Para o bienio 2019/2020, foram realizados refinamentos no formato de concepcao
do Plano de Diretrizes. Inicialmente, de acordo com o Mapa Estrategico do TCE-GO, ha 04
resultados prioritarios a serem alcancados pelo Tribunal, traduzidos nos 04 objetivos
estrategicos de resultado. Sao eles:
1. Promover a melhoria do desempenho da gestao publica estadual;
2. Fomentar a transparencia na gestao publica, estimulando o controle social;
3. Contribuir para o combate a fraude e ao desvio de recursos publicos; e
4. Penalizar efetiva e tempestivamente os responsaveis por irregularidades e desvios.
Com foco no alcance desses objetivos de resultado e com vistas a tracar as diretrizes
do bienio 2019-2020, foram observadas algumas fontes de informacao. Foram utilizados 03
resultados de pesquisas realizadas pelo TCE-GO em 2018: pesquisa de satisfacao externa, de
satisfacao quanto aos servicos de apoio e a pesquisa de clima organizacional. Tambem foram
utilizados os resultados de implantacao da norma ISO 9001:2015, os resultados da adocao
do MMD-TC (Marco de Medicao do Desempenho dos Tribunais de Conta), as novas
resolucoes da Atricon aprovadas em 2018 e as informacoes oriundas de benchmarking sobre
o processo de planejamento institucional do Tribunal de Contas da Uniao (TCU).
Partindo-se do cenario levantado, formulou-se o entendimento de que as Diretrizes,
em nivel tatico do TCE-GO, deveriam ter foco no resultado institucional, de modo a reforcar
a coesao de propositos e a impulsionar uma atuacao efetiva e voltada para a sociedade.
Frente a isso, restou definido, para o bienio 2019/2020, o direcionamento de
elaboracao das diretrizes do Tribunal com base nos objetivos estrategicos de resultado do
planejamento estrategico institucional, de forma a orientar as LAGs (Linhas de acao de
gestao) e as LACEs (Linhas de acao de controle externo) que, por sua vez, orientam as
iniciativas dos Planos Diretores da unidades basicas vinculadas a Presidencia, conforme
Figura 2.

Associado a esse contexto, cumpre esclarecer que as estrategias de atuacao baseadas
nas Linhas de Acao de Controle Externo (LACE) visam assegurar o atingimento dos objetivos
estrategicos de resultado do TCE-GO, com base no esforco de ampliacao do conhecimento
organizacional sobre o universo de controle. Ja as estrategias de atuacao baseadas nas
Linhas de Acao de Gestao (LAG) visam garantir o suporte necessario as acoes finalisticas,
seguindo uma sequencia logica voltada para o alcance da missao e visao institucional do
TCE-GO.
Por fim, restou definido que as Diretrizes para o bienio 2019/2020 serao:
1. Avaliar a qualidade de servicos publicos e os resultados de politicas publicas, com
foco na melhoria do desempenho publico estadual;
2. Fortalecer a integracao entre o Tribunal, jurisdicionados e sociedade;
3. Agir com foco no estimulo a transparencia e ao controle social;
4. Atuar de forma seletiva com foco no combate a ma gestao dos recursos publicos; e
5. Incrementar a celeridade processual, com foco na efetividade e na tempestividade
das decisoes de controle.
Figura 2 Modelo de alinhamento estrategico do TCE-GO

Fonte: Elaborado a partir do Plano de Diretrizes 2017-2019 do Tribunal de Contas da Uniao.

ALINHAMENTO ENTRE PLANO ESTRATEGICO, DIRETRIZES E
LINHAS DE ACAO DE GESTAO
O Plano de Diretrizes, em alinhamento com a estrategia organizacional, contem objetivos
estrategicos e linhas de acao de gestao, conforme tabelas abaixo:

OBJETIVOS ESTRATEGICOS
Atuar de forma concomitante
Atuar de forma seletiva em areas de risco e relevancia sobre os jurisdicionados e objetos
sujeitos a fiscalizacao
Aprimorar a estrutura normativa de suporte ao controle
Ampliar a utilizacao da tecnologia da informacao no ambito das atividades organizacionais
Estabelecer parcerias com outras instituicoes
Desenvolver cultura organizacional orientada para resultados
Melhorar a comunicacao e o relacionamento com o publico interno e externo
LINHAS DE ACAO
LAG01 (Qualidade e Efetividade)
Instituir mecanismos de suporte ao controle da qualidade (ISSAI 40) e
mensuracao dos beneficios (ISSAI 12) das acoes de controle externo.
LAG02 (Revisao e automacao de rotinas)
Aperfeicoar rotinas de areas consideradas criticas (analise previa de
editais, analise de atos de pessoal, analise de editais de concursos, etc),
com foco na eficiencia, eficacia e automacao operacional.
LAG03 (Informacoes Estrategicas)
Aperfeicoar o provimento de informacoes estrategicas para o controle
APERFEICOAMENTO
externo.
DO
LAG04 (Planejamento de Controle Externo)
CONTROLE
Aperfeicoar o processo de planejamento de controle externo, com foco
EXTERNO
na priorizacao de acoes com maior materialidade, risco e relevancia,
compatibilizando-o com o processo de monitoramento de decisoes.
LAG05 (Tecnologia e controle)
Viabilizar o uso de tecnologia da informacao e inteligencia artificial
como suporte as atividades de controle externo, com foco na utilizacao
de Big Data e no desenvolvimento de trilhas de auditorias.
LAG06 (Efetividade das decisoes)
Aprimorar os mecanismos de suporte a ampliacao da efetividade das
decisoes.

OBJETIVOS ESTRATEGICOS
Captar competencias por meio de concurso publico
Desenvolver competencias transversais, tecnicas e gerenciais para o alcance das estrategias
Ter servidores valorizados e comprometidos com a instituicao
Desenvolver cultura organizacional orientada para resultados
LINHAS DE ACAO
LAG07 (Forca de trabalho)
Desenvolver iniciativas para dimensionamento da forca de trabalho do
Tribunal com foco nas necessidades presentes e futuras de alocacao
estrategica de pessoal;
LAG08 (Recrutamento externo e retencao)
Realizar, periodicamente, recrutamento externo de competencias por
meio de concurso publico (servidor) e processo seletivo (estagiarios e
menor aprendiz), com foco na atracao e retencao de servidores
qualificados.
PESSOAS
LAG09 (Movimentacao interna)
E
Desenvolver iniciativas que amparem a movimentacao interna
de
COMPETENCIAS
pessoal sob a otica da qualificacao e do perfil profissional.
LAG10 (Desempenho e desenvolvimento)
Fomentar a avaliacao objetiva de desempenho e o desenvolvimento
profissional.
LAG11 (Clima organizacional)
Aprimorar a gestao do clima organizacional no ambito do TCE-GO, com
foco em novas metodologias de trabalho, aprimoramento da alocacao
de gratificacoes e vantagens, reavaliacao da estrutura de carreiras e
cargos, etc.

OBJETIVOS ESTRATEGICOS
Melhorar a comunicacao e o relacionamento com o publico interno e externo
Criar condicoes para melhorar o exercicio do controle social
LINHAS DE ACAO
LAG12 (Transparencia)
Estimular a transparencia dos dados relacionados a gestao do TCEGO.
LAG13 (Canais de comunicacao)
COMUNICACAO
Aumentar o alcance dos conteudos disponibilizados nos canais de
E
comunicacao.
TRANSPARENCIA
LAG14 (Comunicacao e segmentacao)
Implementar produtos de comunicacao segmentados com foco em
diferentes publicos de relacionamento, de modo a reforcar a percepcao
de relevancia e credibilidade institucional.

OBJETIVOS ESTRATEGICOS
Reduzir tempo de tramite (analise, apreciacao, deliberacao e julgamento) processual
Atuar de forma concomitante
Melhorar a comunicacao e o relacionamento com o publico interno e externo
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