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Diário RS - Diário Oficial de 20/01/2012 (4724757)

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Porto Alegre, sexta-feira, 20 de janeiro de 2012
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCACAO
Anexo 10 - Programas e bibliografias recomendadas
Parecer CNE/CEB no 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos.
BRASIL. Ministerio da Educacao e Cultura / SEF. Parametros Curriculares Nacionais Ciencias da natureza,
matematica e suas tecnologias / Secretaria de Educacao Basica.  Brasilia : Ministerio da Educacao, Secretaria de
Educacao Basica, 2006. 135 p. (Orientacoes curriculares para o ensino medio; volume 2)

3  CIENCIAS DA NATUREZA e suas Tecnologias

DIARIO OFICIAL

33

FRIGOTTO, Gaudencio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista
Brasileira de Educacao, v. 14, n. 40, jan/abr. 2009.
KUENZER, Acacia Z. O ensino medio no plano nacional de educacao 2011- 2020: superando a decada perdida?
Educacao e Sociedade. Campinas, v.31, n. 112, p.851-873, jul/set 2010.
RAMOS, Marise. O  novo ensino medio a luz de antigos principios: trabalho, ciencia e cultura. Boletim Tecnico
SENAC, 29(2): 19-27, maio-ago., 2003.
RAMOS, Marise. O projeto unitario de ensino medio sob os principios do trabalho, da ciencia e da cultura. In:
FRIGOTTO, Gaudencio; CIAVATTA, Maria. (Org.) Ensino medio: Ciencia, Cultura e Trabalho. Brasilia, 2004.
SAVIANI, Demerval. Trabalho e educacao: fundamentos ontologicos e historicos. Revista Brasileira de Educacao, v.
12, n. 34, jan/abr.2007.
KUENZER, Acacia Z. Competencia como praxis: os dilemas da relacao entre teoria e pratica na educacao dos
trabalhadores. Boletim Tecnico do SENAC, Rio de Janeiro, v.29, no 1, jan/abr 2003.

Resolucao CNE/CEB no 02/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Resolucao CNE/CEB no 03/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Medio. BRASIL.

CONHECIMENTOS DA HABILITACAO

Parecer CNE/CEB no 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos.

1.1.Lingua Portuguesa
LINGUA PORTUGUESA E LITERATURA BRASILEIRA

Ministerio da Educacao e Cultura / SEF. Parametros Curriculares Nacionais Ciencias da natureza, matematica e suas
tecnologias / Secretaria de Educacao Basica.  Brasilia : Ministerio da Educacao, Secretaria de Educacao Basica, 2006.
135 p. (Orientacoes curriculares para o ensino medio; volume 2)

DELIZOICOV, D; ANGOTTI, J. A e PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciencias: Fundamentos e Metodos. Sao
Paulo: Cortez, 2002.

Programa:
Interpretacao e compreensao global de texto. Tipologia do texto:informativo, narrativo, descritivo, literario,
argumentativo.
Vocabulario: sentido e substituicao de palavras e de expressoes no texto. Sinonimos, antonimos, polissemia.
Homonimos e Paronimos.
Estruturacao do texto e dos paragrafos. Recursos de coesao e coerencia textual. Informacoes literais e inferencias.
Significacao contextual de palavras e expressoes: denotacao e conotacao. Figuras de linguagem. Ortografia: Sistema
oficial vigente. Relacoes entre fonemas e grafias, acentuacao grafica. Tonicidade. Formacao de palavras: prefixos e
sufixos.
Morfologia: Estrutura e formacao de palavras. Classes de palavras e seu emprego. Flexao nominal de genero e numero.
Flexao verbal: verbos regulares e irregulares. Vozes verbais. Emprego de modos e tempos verbais. Emprego dos
pronomes pessoais e das formas de tratamento. Emprego do Pronome Relativo. Emprego das conjuncoes e das
preposicoes. Colocacao pronominal.
Sintaxe: Funcoes sintaticas de termos e oracoes. Processos de coordenacao e de subordinacao. Construcao do periodo.
Nexos semanticos e sintaticos. Equivalencia e transformacao de estruturas. Concordancia nominal e verbal. Regencia
nominal e verbal.

KORMONDY, E. J. & BROWN, D.E. Ecologia humana. Sao Paulo: Atheneu Editora, 2002.

Emprego da crase. Emprego dos sinais de pontuacao.

MORAES, Roque& MANCUSO, Ronaldo (orgs.). Educacao em Ciencias. 1a Edicao. Ijui, Editora UNIJUI. 2004.
MORAES, R. & LIMA, V.M. R. (orgs.) Pesquisando em sala de aula  tendencias para a educacao em novos
tempos. Porto Alegre, Edipucrs, 2004.
MOREIRA, A.F. & SILVA, T.T. (orgs.) Curriculo, cultura e sociedade. Sao Paulo, Ed. Cortez, 1995.
OLIVEIRA, Dayse Lara de (org.). Ciencias na Sala de Aula. Colecao Cadernos Educacao Basica Porto Alegre,. Ed.
Mediacao. 1997.
SACRISTAN, J.G. O curriculo: uma reflexao sobre a pratica. Porto Alegre, Artmed, 2000.
WORTMANN, Maria Lucia C. Curriculo e Ciencias  As Especificidades Pedagogicas do Ensino de
Ciencias. In: COSTA, Marisa V. (Org.). O Curriculo nos limiares do contemporaneo. RJ. 3a Edicao. DP&A. 2001. p.
129  157.

Bibliografia: :

ALARCAO, I. et alii. Escola reflexiva e nova racionalidade. Porto Alegre, Artmed, 2001.
CACHAPUZ, A, CARVALHO, A. M. P., GIZ-PEREZ, D. A Necessaria renovacao do Ensino de Ciencias. Sao Paulo:
Cortez, 2005.
CARRETERO, M. Construtivismo e educacao. Porto Alegre, Artmed, 1997.
CARVALHO, A. M. P.; GIL-PEREZ, D. Formacao de professores de Ciencias. Sao Paulo: Cortez, 2003. Col. Questoes
da Nossa Epoca. No 26.
CARVALHO, ISABEL C. M., Educacao Ambiental: a formacao do sujeito ecologico. Sao Paulo: Cortez, 2006.
CHASSOT, Attico. A Ciencia atraves dos Tempos. Sao Paulo. 2a edicao. Editora Moderna. 2004.

Acordo Ortografico promulgado pelo Decreto n.o 583, de 29/09/2008 (sobretudo as mudancas nas regras de acentuacao
e no uso do hifen).
CEGALLA, Domingos Paschoal. Novissima gramatica da lingua portuguesa. 48. ed. rev. Sao Paulo: Companhia
Editora Nacional, 2008.
CINTRA, Lindley; CUNHA, Celso. Nova gramatica do portugues contemporaneo. 3. ed. Rio de Janeiro: Nova
Fronteira, 2007.
FERREIRA, Aurelio Buarque de Holanda. Novo dicionario Aurelio da lingua portuguesa. 4. ed. Curitiba: Positivo,
2009.
FIORIN, Jose Luiz; SAVIOLI, Francisco Platao. Para entender o texto: leitura e redacao. 16. ed. Sao Paulo: Atica,
2003.
GARCIA, Othon M. Comunicacao em Prosa Moderna. Rio de Janeiro,FGV. 2010.
GERALDI, Joao Wanderley. O Texto na Sala de Aula. Sao Paulo,:Atica.2006.
GUEDES, Paulo. Manual de Redacao..Porto Alegre,:UFRGS,.2003
KOCH, Ingedore G. Villaca. O texto e a construcao dos sentidos. Sao Paulo:Contexto, 2008.
LUFT, Celso Pedro. Dicionario Pratico de Regencia Nominal. Sao Paulo,:Atica, 1999.

4  CIENCIAS HUMANAS e suas Tecnologias
Resolucao CNE/CEB no 02/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental.
Resolucao CNE/CEB no 03/98 - Institui as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Medio.
Parecer CNE/CEB no 11/2010, aprovado em 7 de julho de 2010 - Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino
Fundamental de 9 (nove) anos.
BRASIL. Ministerio da Educacao e Cultura / SEF. Parametros Curriculares Nacionais

5

PCN- ENSINO MEDIO -Orientacoes Educacionais complementares aos Parametros Curriculares Nacionais- Ciencias
Humanas e suas Tecnologias Disponivel: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/CienciasHumanas.pdf
CANDAU, V. M. (org.). Reinventar a escola. Petropolis: Vozes, 2000.
CASTROGIOVANNI, A. C.; COSTELLA, R. Z. Brincar e cartografar com os diferentes mundos geograficos:
aalfabetizacao espacial. 1 ed. Porto Alegre: EDPUCRS, 2006. v. 1. 126 p.
CIAVATTA, Maria, FRIGOTTO,Gaudencio (Orgs.) Ensino Medio: Ciencia, cultura e trabalho. Brasilia: MEC,
SENTEC, 2004. 338p.
CHAUI, M.. Convite a filosofia. Sao Paulo: Atica, 1999.
FRIGOTTO, Gaudencio. A polissemia da categoria trabalho e a batalha das ideias nas sociedades de classe. Revista
Brasileira de Educacao, v. 14, n. 40, jan/abr. 2009
GIDDENS, A.; TURNER, J. (orgs.). Teoria social hoje. Sao Paulo: UNESP, 1999.
NIDELCOFF, M. T. As Ciencias sociais na escola. 2 ed. Sao Paulo: Brasiliense, 1991.

____. Dicionario Pratico de Regencia Verbal. Sao Paulo,:Atica, 1999.
GARCIA, Othon M. -COMUNICACAO EM PROSA MODERNA: Nova Ortografia. Editora: Editora FGV , Ano:
2010 , Edicao: 23
BAKHTIN, Mikhail. Estetica da criacao verbal. Sao Paulo: Martins Fontes, 2003.
CANDIDO, Antonio. Literatura e Sociedade. 10a. Ed. Sao Paulo: Ouro sobre Azul, 2008.
CELIS, G.I. (1998): Aprender a formar criancas leitoras. Porto Alegre: Artes Medicas.
CURTO, l.M. et ai. (2000). Escrever e ler: como as criancas aprendem e como o professor pode ensina-las a escrever e a
ler, vol.1 e 2, Porto Alegre: Artes Medicas.
GERALDI, Joao Wanderley. O Texto na Sala de Aula. Sao Paulo:Atica.2006.
GUEDES, Paulo. Manual de Redacao.POA:UFRGS.2003.
KLEIMAN, Angela. Texto e leitor - Aspectos cognitivos da leitura. Campinas, Sao Paulo: Pontes, 2005.
KOCH, Ingedore G. Villaca. O texto e a construcao dos sentidos. Sao Paulo: Contexto, 2008.
LERNER, Delia (2002). Ler e escrever na escola: o real, o possivel e o necessario. Porto Alegre: Artes Medicas.
MARCUSCHI, Luiz Antonio: Da fala para a escrita: atividades de retextualizacao. Sao Paulo: Cortez, 2007.
SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Generos orais e escritos na escola. Campinas / Sao Paulo: Mercado de
Letras, 2004.
ZILBERMAN, Regina & SILVA, Ezequiel Theodoro (Org.). Leitura - perspectivas interdisciplinares. Sao
Paulo, Atica, 2000

NIDELCOFF, M. T. Uma Escola para o Povo. Sao Paulo: Brasiliense, 1991.
SANTOS, M. A.. A Natureza do Espaco: tecnica e tempo, razao e emocao. 3 ed. Sao Paulo: HUCITEC, 2002.

1.2

 1.3.- 1.4.  1.5. e 1.6. LINGUA ESTRANGEIRA MODERNA

SAVIANI, Demerval. Trabalho e educacao: fundamentos ontologicos e historicos. Revista Brasileira de Educacao, v.
12,n. 34, jan/abr.2007.

Programa: (Alemao - Espanhol - Frances - Ingles  Italiano)

ROCHA, Ronai Pires. Ensino de Filosofia e curriculo. Petropolis, RJ: Vozes, 2008.
RODRIGO, Lidia Maria. Filosofia em sala de aula: teoria e pratica para o Ensino Medio. Sao Paulo: Autores
Associados, 2009.

A prova de Lingua Estrangeira Moderna contera questoes elaboradas em portugues ou na respectiva lingua
estrangeira, abordando:
- compreensao de textos atuais, veiculados em livros, revistas, jornais, etc.e os elementos de contextualizacao. Relacao
texto-contexto para captacao do significado.
- dominio de vocabulario e expressoes idiomaticas usadas no texto
- conhecimentos gramaticais essenciais ao funcionamento da lingua descrita pela gramatica.

OBIOLS, Guillermo. Uma introducao ao ensino da Filosofia. Ijui: Unijui, 2002.

Bibliografia::

ASPIS, Renata Lima; GALLO, Silvio. Ensinar Filosofia: um livro para professores. Sao Paulo: Atta, 2009.

REGO, Nelson. CASTROGIOVANNI, Antonio C., KAERCHER, Nestor A. (orgs). Praticas Pedagogicas para o Ensino
Medio. Geografia vol. 2. Porto Alegre, Penso, 2011.
HORN, Geraldo B. O Ensino da Historia e seu Curriculo. Rio de Janeiro. Vozes, 2006.
ZABALA, Antoni. ARNAU, Laia. Como aprender e ensinar competencias.Porto Alegre: Artmed, 2010.
6 - EDUCACAO PROFISSIONAL E SUAS TECNOLOGIAS
BRASIL. Ministerio da Educacao. Parecer CNE/CEB n o 39/2004, aprovado em 8 de dezembro de 2004. Aplicacao do
Decreto 5154/2004 na Educacao Profissional Tecnica de Nivel Medio e no Ensino Medio.
BRASIL. Ministerio da Educacao. Secretaria de Educacao Profissional e Tecnologica. Leis e Decretos. Decreto no.
11.741, de 16 de junho de 2008, que altera dispositivos da lei 9.394, de 20 de dezembro de 199, que estabelecem
diretrizes e bases da educacao nacional para redimensionar, institucionalizar e integrar as acoes da educacao
profissional tecnica de nivel medio, da educacao de jovens e adultos, e da educacao profissional e tecnologica.
KUENZER, Acacia Z. Conhecimento e Competencias no Trabalho e na Escola. Boletim Tecnico do Senac, Rio de
Janeiro, 28h2p2-11,maio/agosto,2002.
KUENZER, Acacia Z. A Educacao Profissional nos anos 2000: a dimensao subordinada das politicas de inclusao.
Educacao e Sociedade, Campinas, Volume 27, no96  ESPECIAL p.877-910, outubro 2006.
BRASIL. Ministerio da Educacao. Secretaria da Educacao Profissional e Tecnologica. Educacao Profissional Tecnica
de Nivel Medio Integrada ao Ensino Medio  Documento Base, 2007.

1.2. Lingua Inglesa
ABRAHAO, M.H.V. (org). Pratica de ensino de linguas estrangeiras: experiencias e reflexoes. Campinas: Pontes,2004.
BARCELOS, A.M.F. Reflexoes acerca da mudanca de crencas sobre ensino e aprendizagem de linguas. Revista
Brasileira de Linguistica Aplicada. v. 7. n. 2. 2007. p. 109-38. (Opcao de acesso:
http://www.letras.ufmg.br/rbla/2007_2/05-Ana-Maria-Barcelos.pdf.)
HADFIELD, Jill. Classroom Dynamics. Oxford: Oxford University Press, 1992.
MURPHY, Raymond. English Grammar in Use. Cambridge: Cambridge University Press, 1994. 2nd Edition.
PAIVA, Vera Lucia Menezes de Oliveira (org.). Ensino de Lingua Inglesa: Reflexoes e Experiencias.
Campinas: Editora Pontes, 1996.
SOARES, Magda. Linguagem e Escola. Uma Perspectiva Social. Sao Paulo: Atica, 1992.
SWAN, M.. Practical English Usage. Oxford: Oxford University Press, 2005.
TEMPLE, C. Critical Thinking and Critical literacy. Thinking Classroom, v.6, n.2, april 2005. P.15-20. Newark:
International Reading Association, 2005.
TRAMONTE, Cristiana. Ensino de lingua estrangeira e socializacao do saber: abrindo caminhos para a
cidadania. Ciudad Virtual de Antropologia y Arqueologia. Disponivel em:
www.naya.org.ar/congreso2002/ponencias/ cristiana_tramonte2.htm. Acesso em: 14/02/2003.
VYGOTSKY, L. S. Thougth and language. Cambridge, MA: The M.I.T press, 1985.
1.3. LINGUA ESPANHOLA
BARALO, Marta. La adquisicion de espanol como lengua extranjera. Madrid, Arco/Libros, 2004.